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Mostrando postagens de agosto, 2013

A segunda vinda de Cristo - David Wilkerson

Muitos de nós nos esquecemos de que devemos viver com os olhos fitos na eternidade, e sempre preparados para a volta de Cristo. Ouçam o que diz este homem de Deus.

Pastores que cuidam

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Pr. Ricardo Bitun e o Thiaguinho, filho de meus amigos, Sérgio e Renata. H á alguns anos atrás deixei um catolicismo nominal para me envolver com o protestantismo.  Não tinha muita noção sobre questões de religião.  O que ocorreu foi que pessoas de tradição evangélica colocaram-me existencialmente lado a lado com as Escrituras e me converti. Simples assim. Mas uma coisa que a minha atenção me chamou desde o início foi a diferença entre os pastores protestantes e os padres a que eu estava acostumado. Vejam bem. Isso não é crítica nenhuma; é somente a constatação de um fato, que em minha vida, pareceu verdadeiro. Os pastores evangélicos (se possuírem uma formação clássica, tradicional, e não forem destes neopentecostais) nos conhecem pelo nome. Eles vão em nossas casas. E eles abrem as casas deles para nós também. Eles têm filhos, têm esposa. Eles têm uma vida para nos servir de exemplo. Eles são tão bons quanto queremos ser, e tão falhos quanto nós também somo

A primeira e a última palavra

A primeira palavra que Jesus disse ao se dirigir a alguém que queria fazer discípulo foi: "Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens" (Mateus 4.19 - cf. com Marcos 1.17). E a última palavra que ele disse aos seus discípulos antes de sua ascensão foi: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mateus 28.10). Ou seja, a primeira palavra: Vinde após mim. E a última: Ide, portanto! O primeiro movimento da vida do discípulo é ir após Cristo. O segundo movimento é: Ide e fazei discípulos. Em um primeiro momento, é um movimento de chegada, de aproximação, um "centrifugar-se" em Cristo. Um segundo movimento de espalhar, de envio, de encaminhamento, de missão. Esta é a vida do discípulo, então. Primeiramente ele se achega a Cristo para aprender. Aprende os fundamentos da fé cristã. Ele vê o seu mestre ensinar, pregar, curar, expulsar demônios, estabelecer

A primeira e a última palavra de Cristo aos seus discípulos

A primeira palavra que Jesus disse ao se dirigir a alguém que queria fazer discípulo foi: "Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens" (Mateus 4.19 - cf. com Marcos 1.17). E a última palavra que ele disse aos seus discípulos antes de sua ascensão foi: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mateus 28.10). Ou seja, a primeira palavra: Vinde após mim. E a última: Ide, portanto! O primeiro movimento da vida do discípulo é ir após Cristo. O segundo movimento é: Ide e fazei discípulos. Em um primeiro momento, é um movimento de chegada, de aproximação, um "centrifugar-se" em Cristo. Um segundo movimento de espalhar, de envio, de encaminhamento, de missão. Esta é a vida do discípulo, então. Primeiramente ele se achega a Cristo para aprender. Aprende os fundamentos da fé cristã. Ele vê o seu mestre ensinar, pregar, curar, expulsar demônios, estabelecer a comunhão entre os discípulos,

Pastores cuidadores

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Pr. Ricardo Bitun e o Thiaguinho, filho de meus amigos, Sérgio e Renata. H á alguns anos atrás deixei um catolicismo nominal para me envolver com o protestantismo.  Não tinha muita noção sobre questões de religião.  O que ocorreu foi que pessoas de tradição evangélica colocaram-me existencialmente lado a lado com as Escrituras e me converti. Simples assim. Mas uma coisa que a minha atenção me chamou desde o início foi a diferença entre os pastores protestantes e os padres a que eu estava acostumado. Vejam bem. Isso não é crítica nenhuma; é somente a constatação de um fato, que em minha vida, pareceu verdadeiro. Os pastores evangélicos (se possuírem uma formação clássica, tradicional, e não forem destes neopentecostais) nos conhecem pelo nome. Eles vão em nossas casas. E eles abrem as casas deles para nós também. Eles têm filhos, têm esposa. Eles têm uma vida para nos servir de exemplo. Eles são tão bons quanto queremos ser, e tão falhos quanto nós também somos. Muitos deles têm também

Angústia e avivamento - o caso Esdras

"Ouvindo eu tal coisa, rasguei as minhas vestes e o meu manto, e arranquei os cabelos da cabeça e da barba, e me assentei atônito" (Esdras 9.3). Os judeus tinham sido liberados pelos persas para voltarem e reconstruir Jerusalém. Havia voltado um grupo com Zorobabel, e agora Esdras estava incumbido de continuar os trabalhos. Maiores detalhes podem ser obtidos no próprio livro que leva o seu nome. Esdras estava bem empolgado com o projeto de restauração da cidade. Ocorre que, quando menos esperava, ouviu a notícia de que os judeus estavam cometendo os mesmos erros dos seus antepassados e que levaram a sofrer a ira do Senhor. Entre tais erros: "O povo de Israel, e os sacerdotes e os levitas não se separaram dos povos da terra com as suas abominações... pois tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e assim se misturou a linhagem santa com os povos dessas terras, e até os príncipes e magistrados foram os primeiros nesta transgressão" (Esdras 9.1-2). Tais casam

A angústia de Esdras

"Ouvindo eu tal coisa, rasguei as minhas vestes e o meu manto, e arranquei os cabelos da cabeça e da barba, e me assentei atônito" (Esdras 9.3). Os judeus tinham sido liberados pelos persas para voltarem e reconstruir Jerusalém. Havia voltado um grupo com Zorobabel, e agora Esdras estava incumbido de continuar os trabalhos. Maiores detalhes podem ser obtidos no próprio livro que leva o seu nome. Esdras estava bem empolgado com o projeto de restauração da cidade. Ocorre que, quando menos esperava, ouviu a notícia de que os judeus estavam cometendo os mesmos erros dos seus antepassados e que levaram a sofrer a ira do Senhor. Entre tais erros: "O povo de Israel, e os sacerdotes e os levitas não se separaram dos povos da terra com as suas abominações... pois tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e assim se misturou a linhagem santa com os povos dessas terras, e até os príncipes e magistrados foram os primeiros nesta transgressão" (Esdras 9.1-2)

O Tempora, O Mores: Relativismo, Certeza e Agnosticismo em Teologia

Vale a pena ler esta reflexão de Nicodemus acerca do relativismo na teologia... O Tempora, O Mores: Relativismo, Certeza e Agnosticismo em Teologia : Tenho sempre me deparado com pastores e teólogos que acreditam que teologia boa é só aquela que está sendo feita agora. Algum tempo atrás ...

Bons olhos, maus olhos

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!( Mateus 6:22-23 ) Olhos bons... olhos maus.... Se você verificar o contexto destas palavras de Jesus, verá que está dentro da parte do sermão do mente que nos diz para não acumularmos tesouros na terra. Os versículos imediatamente anteriores são estes: Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. ( Mateus 6:19-21 ) E o versículo imediatamente posterior é este: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Nã

Olhos bons, olhos maus

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!( Mateus 6:22-23 ) Olhos bons... olhos maus.... Se você verificar o contexto destas palavras de Jesus, verá que está dentro da parte do sermão do mente que nos diz para não acumularmos tesouros na terra. Os versículos imediatamente anteriores são estes: Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. ( Mateus 6:19-21 ) E o versículo imediatamente posterior é este: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a

Bem aventurados os que ajudam os necessitados

Bem aventurados os que acodem o necessitado; o Senhor o livra do dia do mal (Salmo 41.1). A s Escrituras chamam de feliz àquele que acode o necessitado. Deus tem um apreço especial para com aqueles que ajudam os pobres. Neste Salmo, inclusive, Deus diz que lhes "preserva a vida", "não entrega ao desejo dos inimigos" (v. 2), e ainda que "assiste no leito da enfermidade" (v. 3). Outros trechos da Escritura comprovam tal aprovação de Deus para com os que ajudam os que precisam:  Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício. Provérbios 19:17 O homem bom se compadece, e empresta; disporá as suas coisas com juízo; Salmos 112:5 Desviar do pobre a sua mão, não receber usura e juros, cumprir os meus juízos, e andar nos meus estatutos, o tal não morrerá pela iniquidade de seu pai; certamente viverá. Ezequiel 18:17 O justo se informa da causa dos pobres, mas o ímpio nem sequer toma conhecimento. Provérbios 29:7 Porque o necessitado

Felizes os que acodem os necessitados

Bem aventurados os que acodem o necessitado; o Senhor o livra do dia do mal (Salmo 41.1). A s Escrituras chamam de feliz àquele que acode o necessitado. Deus tem um apreço especial para com quem ajuda os pobres. Neste Salmo, inclusive, Deus diz que lhes "preserva a vida", "não entrega ao desejo dos inimigos" (v. 2), e ainda que "assiste no leito da enfermidade" (v. 3). Outros trechos da Escritura comprovam tal aprovação de Deus para com os que ajudam os que precisam:  Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício. Provérbios 19:17 O homem bom se compadece, e empresta; disporá as suas coisas com juízo; Salmos 112:5 Desviar do pobre a sua mão, não receber usura e juros, cumprir os meus juízos, e andar nos meus estatutos, o tal não morrerá pela iniquidade de seu pai; certamente viverá. Ezequiel 18:17 O justo se informa da causa dos pobres, mas o ímpio nem sequer toma conhecimento. Provérbios 29:7

Deus se inclinou para mim

Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor. Salmos 40:1-3 O salmista aqui dá um testemunho daquilo que o Senhor fez em sua vida. Ele reconhece a terrível e triste situação em que se encontrava, e como Deus o libertou. Ele diz ainda que, com base no seu testemunho, no cântico que saia de sua boca, muito seriam influenciados e confiariam no Senhor. Portanto, verificamos que, se temos um testemunho para dar, temos que dar. O testemunho daquilo que Deus fez em tua vida pode influenciar, e muito, a vida de alguém. Lembram-se da mulher samaritana, que depois que conheceu o Cristo, foi ao seu vilarejo, contou para todos, e evangelizou todos daquele local? E se fôssemos falar do  tremendo impacto que ocorreu por conta da conversão

Convicção Do Pecado - Paulo Junior

Excelente pregação acerca da necessidade do arrependimento.

Onde está o teu tesouro?

"porque onde está o vosso tesouro, aí está o vosso coração" (Mateus 4.21).. O  nosso tesouro é aquilo que consideramos de mais precioso. É aquilo que investimos mais tempo. É aquilo que fazemos nas horas de folga, em que ninguém nos obriga a fazer nada. É aquilo pelo qual nós nos dedicamos. Se dedicarmos a maior parte do nosso tempo para ganhar dinheiro, mesmo que de forma honesta para os padrões humanos, isso significa que o nosso coração está no dinheiro. Infelizmente somos educados pela nossa sociedade para ter somente esta preocupação. Ganhar dinheiro para sobreviver. Mas não paramos somente na sobrevivência. Colocamos todo o nosso objetivo no acumular. Compro um carro. Ele fica inadequado. Fica velho. Tenho que comprar outro melhor. E assim sucessivamente, com o computador, com as roupas, com a casa. Isso quando não fazemos isso com as pessoas! Vamos nos escravizando cada vez mais, pois precisamos trabalhar por aquilo que compramos, e acumulamos, e acumulamo

Contra o estrelismo gospel no catolicismo

Mensagem contundente contra o estrelismo dos músicos católicos, mas que vale também para o movimento gospel evangélico.

Evangelho sangrento - Leonard Ravenhill

Este é o evangelho de Cristo. A essência do cristianismo é o sacrifício. Cinco minutos na eternidade e gostaríamos de ter orado mais, chorado mais, sacrificado mais...

Igreja cristã copta incendiada no Egito

Igreja copta sem incendiada no Egito... e o inacreditável silêncio da mídia ocidental...

Ajuntem tesouros nos céus

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"... mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam nem roubam" (Mateus 7.20). O maior tesouro que podemos ter no céu é a própria pessoa de Deus. Se Ele é o Criador de tudo o mais, Ele é melhor do que tudo. Simples assim. Por isso que juntar tesouros no céu nada mais é que conhecer a Ele, e estar cada vez mais firmado n'Ele. Entretanto, isso não significa que não há nada que possamos fazer, não somente, de místico, mas também de prático, para ajuntar tais tesouros. Jesus disse em Lucas 12.33: "Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não se desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão nem a traça consome". Ou seja, no ato de dar vender os bens, dar esmolas e partilhar está também o segredo do acúmulo de riquezas nos céus. São coisas estas que Deus aprecia. Bem da verdade é que talvez o sinal de que alguém tenha Deus como seu valor

Não acumuleis tesouros sobre a terra

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"Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam" (Mt 6.19). C erta vez, li um sermão de John Wesley acerca deste texto. Ele dizia que, este mandamento de Jesus é tão desobedecido, que é como se estivesse escrito no grego original, ou em outra língua que ninguém pudesse entender. Disse que mal uma criança inglesa começava a crescer, e já lhe era ensinada, desde cedo, a acumular e acumular bens. Ensinou ainda que os índios pagãos norte americanos cumpriam melhor o mandamento do que qualquer cristão inglês. Pois será que tem sido diferente no nosso protestantismo ou evangelicalismo brasileiro? Será que majoritariamente, não temos sido justamente incentivados a descumprir diariamente o mandamento de Cristo, e começamos a pelo menos a sonhar em acumular, acumular, e acumular cada vez mais? Não é este um dos sinais mais marcantes que alguém da obediência à Cristo, qual seja, o cumprimento de sua palavra? O que

Não ajuntem tesouros sobre a terra

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"Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam" (Mt 6.19). C erta vez, li um sermão de John Wesley acerca deste texto. Ele dizia que, este mandamento de Jesus é tão desobedecido, que é como se estivesse escrito no grego original, ou em outra língua que ninguém pudesse entender. Disse que mal uma criança inglesa começava a crescer, e já lhe era ensinada, desde cedo, a acumular e acumular bens. Ensinou ainda que os índios pagãos norte americanos cumpriam melhor o mandamento do que qualquer cristão inglês. Pois será que tem sido diferente no nosso protestantismo ou evangelicalismo brasileiro? Será que majoritariamente, não temos sido justamente incentivados a descumprir diariamente o mandamento de Cristo, e começamos a pelo menos a sonhar em acumular, acumular, e acumular cada vez mais? Não é este um dos sinais mais marcantes que alguém da obediência à Cristo, qual seja, o cumprimento de sua p

Quando jejuardes...

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Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas, que desfiguram o seu rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam... (Mateus 6.16) N ão é de hoje que realizamos obras religiosas para nos promover. Havia três obras da espiritualidade judaica muito importantes e que todo bom judeu deveria praticar: a esmola, a oração e o jejum. Entretanto, muitos realizavam tais obras com o fim de "aparecer". Quando jejuavam, faziam ares de tristes, para que ficasse demonstrada a sua espiritualidade. Atualmente, com tantos recursos tecnológicos, não seremos nós os que queremos fazer algo para aparecer? Quando escrevo este texto, por exemplo, será que minha única intenção não é a quantidade de visitas, comentários, elogios, etc? Não é somente deixar a "minha marca". Quando fazemos alguma boa obra, atualmente, não corremos logo para colocar no "face" e depois ficar catalogando quantas "curtidas" e comentários tivemos? Creio que isso faz parte

Sobre o jejum feito em secreto

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Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas, que desfiguram o seu rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam... (Mateus 6.16) N ão é de hoje que realizamos obras religiosas para nos promover. Havia três obras da espiritualidade judaica muito importantes e que todo bom judeu deveria praticar: a esmola, a oração e o jejum. Entretanto, muitos realizavam tais obras com o fim de "aparecer". Quando jejuavam, faziam ares de tristes, para que ficasse demonstrada a sua espiritualidade. Atualmente, com tantos recursos tecnológicos, não seremos nós os que queremos fazer algo para aparecer? Quando escrevo este texto, por exemplo, será que minha única intenção não é a quantidade de visitas, comentários, elogios, etc? Não é somente deixar a "minha marca". Quando fazemos alguma boa obra, atualmente, não corremos logo para colocar no "face" e depois ficar catalogando quantas "curtidas" e comentários tivemo

Soli Deo Gloria: As características do ministério de Cristo

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De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. ( Filipenses 2:5-8 ) Q uando o apóstolo Paulo escreveu esta epístola, ele estava na prisão. Sua carta aos filipenses é também conhecida como a "epístola da alegria", tendo em vista o ótimo relacionamento que o apóstolo tinha com aquela comunidade. Ele iria agradecer o apoio que tal igreja estava dando a ele durante a sua prisão. Entretanto, o seu coração pastoral também o levou a dar algumas exortações àquela igreja, por ter tido conhecimento de que havia algumas dissensões na comunidade. O apóstolo dos gentios ensinou então a humildade como a primeira condição de vida em comunidade e solução de conflitos, e argumenta que Jesus é o exemplo máximo

As características do ministério de Cristo

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De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. ( Filipenses 2:5-8 ) Q uando o apóstolo Paulo escreveu esta epístola, ele estava na prisão. Sua carta aos filipenses é também conhecida como a "epístola da alegria", tendo em vista o ótimo relacionamento que o apóstolo tinha com aquela comunidade. Ele iria agradecer o apoio que tal igreja estava dando a ele durante a sua prisão. Entretanto, o seu coração pastoral também o levou a dar algumas exortações àquela igreja, por ter tido conhecimento de que havia algumas dissensões na comunidade. O apóstolo dos gentios ensinou então a humildade como a primeira condição de vida em comunidade e solução de conflitos, e argumenta que Jesus é o exemplo máximo

O ministério de Jesus

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De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. ( Filipenses 2:5-8 ) Q uando o apóstolo Paulo escreveu esta epístola, ele estava na prisão. Sua carta aos filipenses é também conhecida como a "epístola da alegria", tendo em vista o ótimo relacionamento que o apóstolo tinha com aquela comunidade. Ele iria agradecer o apoio que tal igreja estava dando a ele durante a sua prisão. Entretanto, o seu coração pastoral também o levou a dar algumas exortações àquela igreja, por ter tido conhecimento de que havia algumas dissensões na comunidade. O apóstolo dos gentios ensinou então a humildade como a primeira condição de vida em comunidade e solução de conflitos, e argumenta que

A Santa Trindade: Modelo de comunidade para toda a Igreja

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A Comunidade Trinitária é uma pluralidade de pessoas que se amam. A Comunidade Cristã é composta por uma pluralidade de pessoas que também devem se amar. Na Comunidade Trinitária, cada uma das Pessoas glorifica a outra. O Filho glorifica o Pai, o Espírito glorifica o Filho, o Pai, glorifica o Filho, e assim sucessivamente. Na Comunidade Cristã, ninguém busca a própria glória, mas cada qual presta serviço, "glorifica" aos demais, servindo-os, amando-os. Cada cristão considera o outro superior a si mesmo. Na Comunidade Trinitária, cada membro realiza sua obra com perfeição, cada qual para um determinado fim. O Pai é criador, o Filho redentor, e o Espírito, santificador. Entretanto, o Filho também é criador e santificador, e o Pai, também é salvador e santificador. O Espírito, por sua vez, também é criador e salvador. Alguém chegou a chamar este movimento trinitariano de "a dança da Trindade". Na Comunidade Cristã, cada qual também deve buscar realiza

O mandamento de amar

O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei . Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos . Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando . (João 15.12-14) O  amor não é sentimento, é mandamento. Muitas vezes não estaremos sentindo a vontade de amar, entretanto, isso não me afasta da responsabilidade de cumprir o mandamento. Sentimentos vêm depois. Luther King chegou a dizer: "Deus me manda amar, não necessariamente gostar de alguém". Não era possível gostar dos homens racistas que o agrediam. Isso porque, gostar envolve empatia, sentimento, desejo, relacionamento; amar, é mandamento, independe (ou pelo menos deveria independer) do que estou sentindo. Devemos ser capazes de amar alguém mesmo quando não gostamos de tal pessoa. Se isso deve ser verdade para com as pessoas más, quanto mais para com nosso irmão em Cristo. O paradigma do mandamento dado é o próprio Jesus, pois ele

Leonard Ravenhill

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Conheci um homem que deu sua vida para contemplar o fogo do avivamento Ele orava noite e dia para ver seu maior desejo nascer. Nele havia somente uma obsessão: a de ver a gloriosa Noiva adornada com pureza e santidade, lado a lado com seu Noivo por toda a eternidade. No púlpito poucos se comparavam a ele em poder Amava o Deus que conhecia e a sua intimidade. Enquanto outros buscavam aplausos dos homens, fortuna e fama, nele havia somente uma obsessão: exaltar o nome do Mestre com todo o seu coração. Por oitenta e sete anos ele viveu para a eternidade Um homem de fé e sabedoria verdadeira humildade. Sabia que um dia iria se assentar diante do julgamento de Deus. então ele se esforçou para o prêmio alcançar E sua missão assim completar. A fortuna que ele deixou não foi de estoques de ouro. Mas de vidas transformadas, Cujas histórias ninguém jamais contou. Não há maior privilégio, como este não tive jamais, de conhecer este grande homem de Deus e tê-

Charles Finney ensina a evangelizar

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C harles Finney foi um importante evangelista norte americano do sec. XIX. No texto abaixo, transcrito da obra "Reavivamento, como experimentá-lo", p.74/75, ele nos dá alguns conselhos acerca da arte de evangelizar: "É importante lembrar-se de muitas coisas ao lidar com um pecador indiferente. A questão do tempo é importante. É necessário escolher um momento apropriado para tentar impressionar a mente deste pecador. Se você errar na escolha do momento, possivelmente será derrotado. É desejável, se possível, dirigir-se à pessoa indiferente quando ela estiver longe de outras atividades . É importante conversar com uma pessoa no momento em que ela não estiver preocupada com outro assunto . Do contrário, ela não estará na devida condição mental para discutir a respeito do cristianismo. Assegure-se de que ela está completamente sóbria . Do contrário, não estará em condições de compreender o assunto. Se ela estiver bebendo, você sabe que há muito pouca chanc

Santíssima Trindade: modelo de comunidade

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A Comunidade Trinitária é uma pluralidade de pessoas que se amam. A Comunidade Cristã é composta por uma pluralidade de pessoas que também devem se amar. Na Comunidade Trinitária, cada uma das Pessoas glorifica a outra. O Filho glorifica o Pai, o Espírito glorifica o Filho, o Pai, glorifica o Filho, e assim sucessivamente. Na Comunidade Cristã, ninguém busca a própria glória, mas cada qual presta serviço, "glorifica" aos demais, servindo-os, amando-os. Cada cristão considera o outro superior a si mesmo. Na Comunidade Trinitária, cada membro realiza sua obra com perfeição, cada qual para um determinado fim. O Pai é criador, o Filho redentor, e o Espírito, santificador. Entretanto, o Filho também é criador e santificador, e o Pai, também é salvador e santificador. O Espírito, por sua vez, também é criador e salvador. Alguém chegou a chamar este movimento trinitariano de "a dança da Trindade". Na Comunidade Cristã, cada qual também deve buscar realizar com perfeição a

Soli Deo Gloria: Pescadores de homens

Soli Deo Gloria: Pescadores de homens : "Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens" (Mc 1.17). I r após Cristo... Este é o foco da vi...

Soli Deo Gloria: A vida não consiste na abundância de bens - (Lucas...

Soli Deo Gloria: A vida não consiste na abundância de bens - (Lucas... : 1 3 Disse-lhe alguém dentre a multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparte comigo a herança. 14 Mas ele lhe respondeu: Homem, quem me...

Soli Deo Gloria: Teologia da Espiritualidade: O tratamento das paix...

Soli Deo Gloria: Teologia da Espiritualidade: O tratamento das paix... : Anteriormente, nesta série de postagens acerca da espiritualidade do deserto, falou-se acerca da "gastrimargia" . Falaremos agora...

O amor não é sentimento, é mandamento

O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei . Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos . Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando . (João 15.12-14) O  amor não é sentimento, é mandamento. Muitas vezes não estaremos sentindo a vontade de amar, entretanto, isso não me afasta da responsabilidade de cumprir o mandamento. Sentimentos vêm depois. Luther King chegou a dizer: "Deus me manda amar, não necessariamente gostar de alguém". Não era possível gostar dos homens racistas que o agrediam. Isso porque, gostar envolve empatia, sentimento, desejo, relacionamento; amar, é mandamento, independe (ou pelo menos deveria independer) do que estou sentindo. Devemos ser capazes de amar alguém mesmo quando não gostamos de tal pessoa. Se isso deve ser verdade para com as pessoas más, quanto mais para com nosso irmão em Cristo. O paradigma do mandamento dado é o próprio Jesus, pois ele disse "assim como