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Mostrando postagens de agosto, 2011

Oração do Pai nosso: livra-nos do mal (2)

Ontém vimos que uma das "missões" do Maligno é cegar o entendimento dos incrédulos para que não lhes resplandeça a glória do evangelho. O Maligno também "rouba" a semente que é plantada no coração daqueles que, ouvindo o evangelho, não entendem a mensagem: E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho. (Mateus 13.4; 19) O Maligno aqui é descrito como uma ave faminta que tenta comer a semente que é plantada no coração das pessoas. Ele tenta, cerca a pessoa de todas as formas para que esta esqueça o mais rápido possível a palavra que lhe foi semeada. Muitos ouvem o evangelho, mas não o entendem. Podem até se simpatizar, ficarem próximos, mas não ponderam com seriedade as palavras que acabaram de ouvir. Se você recebeu a mensagem do evangelho a pouco tempo, é novo con

Oração do Pai nosso: livra-nos do mal

E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal ; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém (Mateus 6.13). O mal que se diz na oração do Pai nosso não é um mal circunstancial, psicologico ou um adjetivo, mas diz respeito à personificação do mal. As Escrituras reconhecem a existência de tal ser, despeito do que possamos acreditar ou não acerca de tal assunto. Um ser maligno cujas intenções para com as criaturas de Deus são as piores possíveis. E a qual mal este ser está interessado à levar as pessoas a cometer? Há muitíssimo que se pode dizer sobre tal assunto, portanto, em um momento devocional como este fica difícil o aprofundamento. Daí, vamos por etapas. O primeiro e pior de todos os males que tal ser quer realizar na vida dos seres humanos é impedir que se achegem ao evangelho: Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não respl

Reflexões sobre o Reino de Deus

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Video da Palestra que fiz aos alunos da Faculdade de Teologia Metodista livre na noite desta Segunda-feira sobre o relevante tema do Reino de Deus e suas implicações para a missão da Igreja. Reflexões sobre O Reino de Deus

Oração do Pai nosso: não nos deixes cair em tentação

E não nos deixes cair em tentação ; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. (Mateus 6.13) A tentação não pode ser evitada. Mas o cair em tentação, sim. Vale a pena ler uma passagem de S. Tiago acerca deste assunto:   Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte (Tg 1.13-15). Não temos desculpa por "cair em tentação". Há três coisas no mundo que cooperam para que sejamos tentados. A concupiscência da carne, dos olhos e a soberba da vida (I João 2.16). De muitas destas tentações, você não poderá fugir. Elas irão até você. Daí, terás que resistí-las. Outras, você pode cortar pela raiz, não se colocando em situações das quais você sabe que não terá forças para se livrar. E só você pod

Oração do Pai nosso: assim como nós perdoamos

E perdoa-nos as nossas dívidas , assim como nós perdoamos aos nossos devedores (Mateus 6.11) ; Há duas formas de se interpretar esta parte da oração do Pai nosso.   A primeira, clássica, é que Deus não nos perdoa se nós não perdoarmos quem nos machucou.   A situação é mais ou menos a seguinte:   Alguém te fez algo muito ruim. Te traiu, te roubou, fez as piores coisas possíveis.   E você fica muito triste, muito magoado, muito machucado, indescritivelmente partido.   Ai, obviamente, você terá uma imensa dificuldade em perdoar.   Entretanto, alguns bem intencionados, além de toda a indescritível dor que você está sentindo, irão te dizer: perdoa, senão Deus não te perdoa...   E aí, somando-se a todo o peso da dor que você já carrega, acrescenta-se ainda a imposição divina para que você exerça também o seu perdão...   E o problema desta interpretação, parece-me, é que faz parecer que a salvação é por obras, e não por graça, não por fé... (Efésios 2.8-9)   Outra forma que interpreto esta pa

Que é eleição do ponto de vista bíblico?

O que é eleição? O que é “eleição” do ponto de vista bíblico? Conflito entre Calvinismo e Arminianismo O que significa “eleição”? Significa predestinação radical? Fatalismo? Significa que alguns já estão eleitos e predestinados para o céu, enquanto que outros já nasceram sem nenhuma chance de salvação, ou seja, predestinados a condenação do inferno? Qual é a base da eleição? O apóstolo Pedro responde estas questões quando diz: “eleitos, segundo a presciência de Deus Pai...” (1Pe 1.2). Deus elege alguém baseado em sua presciência, no seu conhecimento antecipado dos fatos que estão por vir. Não podemos confundir predestinação com presciência. O conhecimento prévio que Deus tem das coisas não é o que as tornam assim existentes, antes, porque elas serão desta ou daquela maneira, Deus as conhece antecipadamente. Deus conhece as pessoas mesmo antes delas nascerem. Ele sabe como elas reagiriam diante das variadas circunstâncias da vida. Deus as escolhe baseado em sua presciência. Ist

Oração do Pai nosso: Perdoai nossas dívidas

E perdoa-nos as nossas dívidas , assim como nós perdoamos aos nossos devedores (Mateus 6.11); Dívidas diz respeito aos pecados, ou às ofensas que cometemos contra o Pai e contra o nosso próximo. No início da oração, dissemos ao Pai: "santificado seja o teu nome"; ou seja, seja reconhecido como santo. Segundo as Escrituras, o ser humano passa a ter um melhor conhecimento de quem é quando passa a reconhecer a santidade do seu Criador. A filosofia diz: "conhece-te a ti mesmo..." Mas a Bíblia ensina: "conhece a Deus e conhecerá a ti mesmo..." Assim foram com diversos homens: Moisés, Isaías, Pedro, Paulo, etc... A lista seria interminável. E todos estes, quando reconheceram a santidade do seu criador, tremeram diante de sua própria realidade pessoal, pois se reconheceram como pecadores: "Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos"

Doze motivos para estudar teologia

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1 – Estude Teologia para conhecer a Deus. Teologia significa “discurso” ou “doutrina” acerca de Deus. Uma teologia relevantemente bíblica e evangélica tem por objetivo conhecer e aprofundar-se no conhecimento de Deus (Oséias 6.3). Jesus disse que a vida eterna é conhecer a Deus e aquele a quem Ele enviou (João 17.3). Conhecer a Deus e com Ele nos relacionar é o empreendimento da vida do cristão, de modo que ele deve evitar tudo o quanto o afaste do conhecimento de Deus.

Oração do Pai nosso: o pão de "hoje"

O pão nosso de cada dia nos dá hoje (Mateus 6.11); Acho que foi Santo Agostinho que disse que o "ontem" não existe. Já foi, já existiu. Nem mesmo o "amanhã" existe, visto que ainda existirá, e sequer sabemos se iremos "estar lá" para vivê-lo. Às vezes medito que o tempo não passa. Somos nós que passamos. Talvez só exista o eterno hoje. E chamamos de tempo esta sucessão de eventos que vislumbramos das coisas que passam diante de nossos olhos. Ou seja, será o tempo somente uma noção humana? Talvez por isso o escritor da epístola aos hebreus tenha dito: "Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado" (Hb 3.13). Muitas pessoas vivem infelizes por conta de coisas que pertenceram ao ontém. Outras, vivem ansiosas por coisas que talvez aconteçam (ou talvez não) somente amanhã. A dificuldade de sermos felizes é porque não conseguimos ficar muito tempo em "

Oração do Pai nosso: o pão nosso "de cada dia"

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O pão nosso de cada dia nos dá hoje (Mateus 6.11); Jesus não nos ensina a orar por muitos pães para muitos dias, mas pelo pão de cada dia. Isso parece ser a medida exata do necessário para as necessidades cotidianas. Há uma história sobre o pão de cada dia contida nas Escrituras, há muito tempo antes de Jesus. Foi quando Deus determinou que o povo de Israel, ao sair do Egito, e estando no deserto, se contentasse com o "maná de cada dia". Entretanto, alguns não obedeceram: Esta é a palavra que o SENHOR tem mandado: Colhei dele cada um conforme ao que pode comer, um omer por cabeça, segundo o número das vossas almas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda. E os filhos de Israel fizeram assim; e colheram, uns mais e outros menos. Porém, medindo-o com o ômer, não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco; cada um colheu tanto quanto podia comer. E disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã. Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes a

Ordenação de Diáconos na DASP

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Tive a grata oportunidade de presenciar, neste último dia 20, a ordenação de três grandes amigos para o diaconato da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. São eles o Álvaro Antunes, o José Jesus e o Reginaldo. Foi um longo processo, de anos até a ordenação. A Igreja Anglicana mantém o sistema episcopal de governo, com a tríplice ordem (diaconato, presbiterato e episcopado), mantendo a Tradição católica de há quase dois mil anos. Conforme as palavras de Dom Roger Bird, bispo da Diocese, eles foram ordenados não somente para São Paulo, nem mesmo somente para o Brasil, mas sim para a Comunhão Anglicana no mundo, que equivale  dizer mais de cento e cinquenta paises em que são reconhecidos como tais. Que o Senhor abençõe a vida destes nossos irmãos em Cristo Jesus.

Oração do Pai nosso: O pão que "é nosso"

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O pão nosso de cada dia nos dá hoje (Mateus 6.11); Já meditamos um pouco sobre a dimensão comunitária do Reino quando pensamos acerca do Pai que é "nosso". Agora, a oração do Pai nosso continua com esta mesma tendência, ao recitar o pão que é "nosso". Jesus me ensina a não pensar somente no pão que é "meu". Somos capazes de passar dias, meses, anos, e ainda assim não darmos nem um pedaço de pão ao necessitado. É possível que muitas vezes, o Pai queira dar o pão que é do outro através de tua vida. "Ao SENHOR empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício" (Prov 19.17). Nas Escrituras, a assistência ao necessitado é tão recorrente que a sua recusa é uma das causas da oração de alguém não ser ouvida: "O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará e não será ouvido" (Provérbios 21.13). No relato entre rico e Lázaro, o primeiro foi mandado para um lugar de tormento porque não deu assistência ao p

Maldição Hereditária

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Maldição Hereditária

A oração do Pai nosso: o Pão

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O pão nosso de cada dia nos dá hoje (Mateus 6.11); Pão é um alimento básico existente em praticamente todas as culturas, e na judaica, não poderia ser diferente.   Algo que, espera-se, seja sempre acessível a todos, pobres ou ricos, de qualquer camada social.   Alguns padres antigos interpretaram pão simbólicamente, como se fosse o pão eucarístico, ou um alimento espiritual, e não o pão cotidiano, feito de água, trigo, farinha, sal... Por conta da mentalidade grega, que parecia valorizar mais o metafísico em prejuízo do físico, achavam um pouco indigno que se tratasse do pãozinho normal.   Mas para os judeus, pão era pão mesmo, e não tinha nada de errado com isso... (assim como também não é errado que se deseje o alimento espiritual..)   E de fato, nada há de errado em desejar a ajuda do Pai em relação ao pão cotidiano...   Para o Antigo Testamento, tudo o que Deus criou é bom.   Depois de ter criado água, vegetais, animais, toda a natureza, Deus viu que era tudo muito bom (Gen 1.31).

Oração do Pai nosso: "Assim na terra como nos céus"

Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu (Mateus 6.10); A ssim na terra como no céu... O céu é o símbolo do lugar em que a vontade do Senhor é perfeitamente realizada, de um modo tal que não podemos sequer imaginar. Entretanto, a terra é, em algum sentido, o lugar em que a vontade do Senhor ainda não se realiza. O Senhor não quer o mal, o pecado, a injustiça, a miséria, a corrupção, os acidentes, etc... Entretanto, a ação humana a tudo isso proporciona... Porque, para a vontade do Pai acontecer neste mundo, há a necessidade de uma adesão voluntária a ela. E o nosso desejo, como cristãos, é que tal vontade se realize entre todas as pessoas, no mundo todo. E a medida que crescemos em graça e em conhecimento, vamos procurando aprender que vontade é essa, visto que a própria Escritura nos adverte: "Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor " (Efésios 5.17). Podemos tirar alguns exemplos da Escritura: Porque esta é a

Doze motivos para estudar teologia

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1 – Estude Teologia para conhecer a Deus. Teologia significa “discurso” ou “doutrina” acerca de Deus. Uma teologia relevantemente bíblica e evangélica tem por objetivo conhecer e aprofundar-se no conhecimento de Deus (Oséias 6.3). Jesus disse que a vida eterna é conhecer a Deus e aquele a quem Ele enviou (João 17.3). Conhecer a Deus e com Ele nos relacionar é o empreendimento da vida do cristão, de modo que ele deve evitar tudo o quanto o afaste do conhecimento de Deus. 2 – Estude Teologia para conhecer Jesus. Paulo disse que todos os tesouros de sabedoria e de conhecimento estão ocultos em Cristo Jesus (Colossenses 2.3). Estude teologia para buscar conhecer o Cristo, plenamente divino e humano, que se encarnou e habitou entre nós (João 1.1, 14; Filipenses 2.5-8). Paulo disse que considerava tudo como “refugo” para ganhar a Cristo (Fil 3.8). Estude para tentar entender a relevância da humanidade e divindade de Jesus para a salvação do gênero humano. A necessidade de um justo morrer pel

Oração do Pai nosso: seja feita a tua vontade

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"Venha o teu reino, seja feita a tua vontade , assim na terra como no céu" (Mt 6.10); Quando Jesus estava no Getsemani, orou assim: "Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua" (Lc 22.42). Ele estava prestes a ser traído, entregado pelos homens, moído e transpassado por nossas transgressões, o que implicaria em levar os pecados de todos nós, e, pela primeira vez, ausência absoluta e total da presença do Pai em sua vida. Mas ainda que não quisesse passar pela perda da comunhão divina, uma flecha no coração da Santíssima Trindade, ainda assim entregou-se totalmente ao Pai e "aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu" (Hb 5.8). E como ovelha muda, "como ovelha que vai para o matadouro", ele não abriu a boca (Isaías 53.7). Orar o Pai nosso é isso. É deixar de ter a própria vontade como soberana, para submetê-la à sobernania de Outro; àquele que conforme vimos é Deus Pai, Santo e Rei. Ainda que iss

Oração do Pai nosso: venha nós o teu reino

Evangelho segundo S. Mateus, Cap. 6, vers. 10 Lectio: Venha o teu reino , seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;   Meditatio: A oração que Jesus está ensinando já demontrou duas realidades sobre Deus: Ele é Pai; Ele é Santo. Agora, temos a dimensão da terceira realidade: Ele é Rei. Entretanto, não é um Reino como o dos homens, que conquistam a força, pela imposição do medo e da tirania.   É um Reino que, em certo sentido, depende também da expressão de quem o aguarda; daí, a oração: "venha o teu Reino". Um Reino de um Rei que, neste momento, permite-se ser rejeitado... Por interessante que seja, na oração, reconhecemos que Ele é o Pai nosso "que estás nos céus". Entretanto, na oração não dizemos: "nos prepara para ir para o céu". Nós pedimos aquilo que os teólogos chamam de "antecipação escatológica do reino" (escatologia=estudo das últimas coisas). Ou seja, não aguardamos um reino somente para depois desta vida, mas desejamos a an

Teologia da prosperidade

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Oração do Pai nosso: santificado seja o teu nome

Evangelho segundo S. Mateus, Cap. 6, vers. 9 Lectio: Portanto, vós orareis assim: Pai nosso , que estás nos céus , santificado seja o teu nome ; Meditatio: Começamos esta oração chamando Deus de Pai (Abba), que pode ser traduzido também por "paizinho", ou "papaizinho", e alguns até dizem "painho". Antigamente, não se tinha este tipo de intimidade com Deus. Alguns até não pronunciam seu "nome" até os dias de hoje. Jesus ensinou seus discípulos a orar com maior intimidade com o Pai. Entretanto, é preciso por um equilíbrio nisso, pois não se trata de um Deus bonachão, ou algo do tipo. É um Deus, ou um Pai santo. Por isso dizemos "santificado seja o teu nome", ou seja, reconhecemos o nome d'Ele como Santo. Santo é do grego "hagios" e significa "separado", extremamente sagrado. Implica na máxima reverência de nossa parte diante d'Ele. Quando reconhecemos isso, algo profundo muda em nossa postura diante da existên

Prostitutas no Reino de Deus

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Por Carlos Seino http://blogdoseino.blogspot.com/   Estes dias, alguém me perguntou porque Jesus foi tão radical ao ponto de dizer que as prostitutas precederiam os religiosos no Reino dos céus. Realmente, é uma questão bastante chocante, um dito bem radical da parte de Nosso Senhor. Daí, me pus a pensar no assunto. Não sei se esgoto o tema, ou ao menos se acerto, mas pelo menos tento... É muito fácil tornar-se um bom religioso, mas ao mesmo tempo uma pessoa centrada em si mesma. Como assim? Explico.

Oração do Pai nosso: O Pai que está nos céus

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Evangelho segundo S. Mateus, Cap. 6, vers. 9 Lectio: Portanto, vós orareis assim: Pai nosso , que estás nos céus , santificado seja o teu nome; Meditatio:     "Que estás nos céus". Isso não é o reconhecimento de um lugar físico, como se fosse "no alto". É o reconhecimento da transcendência de Deus. Para a teologia cristã, Deus não  pode ser plenamente conhecido pelas coisas criadas. Dou um exemplo, extraído do livro "Cristianismo Puro e Simples", de C. S. Lewis. Digamos que você construa uma casa. Ao olhar para esta casa, poderei conhecer muitas características suas. Posso conhecer se você teve bom gosto na disposição dos cômodos, na pintura, tamanho da cozinha, do banheiro, etc. Mas só conhecerei de forma mais profunda o construtor da casa se for a ele apresentado pessoalmente. Assim também acontece com Deus. Posso conhecer algumas de suas características ao vislumbrar a natureza, o quanto Ele é bom, perfeito e belo. Algo em nós reconhece o que há de bom