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Mostrando postagens de agosto, 2010

Descansar é preciso

D escansar é tão mandamento quanto não roubar, matar ou adulterar. Em Cristo, encontramos paz e descanso para as nossas almas. Mas o diabo é o pai da correria...

Em busca da felicidade

O Pássaro Azul Gosto muito daquele clássico filme: O Pássaro azul, que tem a Shirley Temple, como protagonista no papel de uma menina que, tendo ouvido falar de um pássaro azul da felicidade, passa a procura-lo, a todo custo, juntamente com seu irmão. Eles se envolvem em mil e uma aventuras e perigos em terras e mundos bem distantes. Mas, ao final, acordam, e vem que tudo não passava de um sonho. No entanto, no aconchego do lar, na companhia de seus queridos pais, descobrem algo fascinante. Sim, o pássaro azul estava o tempo todo dentro de sua própria casa, enquanto, eles, iludidos o procuravam em terras tão distantes. Bem, mas, agora, tendo o encontrado, passam a lembrar-se de uma amiga vizinha, que, embora também sonhasse em encontrar o pássaro azul, se achava acamada por uma enfermidade, que a impossibilitava de sair em sua captura. Quando a Shirley Temple dá o pássaro azul para a sua amiga, ela fica tão feliz, que não consegue se conter. Toma o pássaro em suas mãos, mas, descuidad

Sem presença real

"Sem presença real, não há evangelho" (Martinho Lutero). D iz respeito à presença real de Cristo no pão e no vinho consagrados na Santa Ceia. Para Lutero, o pão era verdadeiramente o corpo e o vinho, verdadeiro sangue de Cristo. Ele dizia a seus oponentes: "Jesus disse: isto é o meu corpo", e não, "isto representa o meu corpo". De fato, digo-o com respeito, amor e carinho, que, quando meus irmãos evangélicos oram dizendo "obrigado, Senhor, por estes elementos, que 'representam' seu corpo e seu sangue", fico a me perguntar, de onde tiraram esta oração. Digo-os com carinho e amor: certamente, não foi de alguma oração dos cristãos primitivos. Alan Richarson (ou foi Gustaf Aulen, ou os dois, não me lembro, mas com certeza, foi um deles) disse que, é tão unânime esta doutrina da presença real no cristianismo primitivo, que seria difícil acreditar que o Espírito Santo preserva a igreja de erro se justamente nisto a igreja estivesse errada. As e

Confiemo-nos ao Senhor

Som: Confitemini Domino - Taizé - Albúm Aleluia - Paulinas Texto: Isaias 53 Ícone Ortodoxo (sugestão: assista de forma devocional, em silêncio, concentrado no ícone, e meditaando no que Cristo fez por ti na cruz).

Confiemo-nos ao Senhor

Som: Confitemini Domino - Taizé - Albúm Aleluia - Paulinas Texto: Isaias 53 Ícone Ortodoxo (sugestão: assista de forma devocional, em silêncio, concentrado no ícone, e meditando no que Cristo fez por ti na cruz).

Bases da conversão cristã e discipulado

BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DISCIPULADO O que é uma pessoa cristã? É a pessoa que acredita que o Deus vivo é revelado em e através de Jesus Cristo, que aceita Jesus Cristo como Senhor e Salvador, que vive obediente em comunhão com Deus, através do poder do Espírito Santo e que assume seu lugar na comunidade da Igreja cristã. Atos 11. 26 João 1. 1-5, 14-18 João 14. 8-11 Hebreus 1. 1-3 Quem é Jesus Cristo? A palavra Cristo vem da palavra grega que significa ungido e é comparável à palavra hebraica Messiah . Jesus é o Cristo porque em Cristo “aprouve a Deus que nele residisse toda a plenitude”, e através de Cristo “Deus reconciliou consigo mesmo todas as coisas” (Colossenses 1.19-20). O povo de Deus no Antigo Testamento esperava por um Messias prometido que estabeleceria um reino de justiça, amor e paz para o mundo inteiro. Jesus é esse Messias. Atos 3. 13-19 Atos 10. 36-43 Atos 4. 11-12 Colossenses 1. 15-20 João 1. 1-5, 14-18 João 14. 8-11 Quem é o Espírito Santo? O Espírito

Católicos X Protestantes

C atólicos falam mal de protestantes. Protestantes falam mal de católicos. Mas onde o protestantismo não chegou, o catolicismo esfriou. E onde o catolicismo foi completamente expulso, foi o protestantismo que se esgotou. Mas onde foi permitida a guerra aberta entre ambos, o fervor religioso continuou. Mais do que católicos e protestantes gostam de admitir, parece que ambos necessitam um do outro. O protestante precisa do catolicismo para o combater. E o catolicismo, do protestantismo para reagir. Será o ecumenismo, como dizem os conservadores de ambos os lados, a destruição das duas religiões?

Espiritualidade Cristã - Introdução

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H á algumas semanas tive a oportunidade e o privilégio de ministrar um curso sobre espiritualidade cristã na Faculdade de Teologia Metodista Livre. O curso consistiu em três encontros de seis a sete horas cada, valendo como módulo para a formação de bacharéis em teologia. Vou aproveitar o esboço daquelas aulas e postar por aqui um pouco do que compartilhamos por lá, adaptado, da melhor forma que conseguir, para textos escritos em blog (textos curtos e escritos de forma simples). Há diversos tipos de espiritualidades no mundo. Há uma espiritualidade espírita, outra islâmica, budista, e alguns até falam em espiritualidade agnóstica ou atéia. Obviamente, o nosso curso se limitou à cristã. Mas, mesmo falando em cristianismo, temos obviamente, muitos tipos de espiritualidades, o que torna praticamente impossível ministrar todas elas em um curso muito curto. Há a católico-romana, a ortodoxa, e protestante. Mas mesmo assim, só é possível falarmos delas de modo genérico. Isto porque, por exemp

Dízimos, ofertas e os pobres

S e os evangélicos falassem em ajudar os pobres e os necessitados com a metade da frequência que falam na obrigatoriedade dos dízimos e ofertas, já teriam mudado este país, e talvez, conquistado a simpatia do mundo. Afinal, não é assim que disse o mestre, que, "vendo nossas obras, glorificariam ao Pai que esta no céu"? Não foi o mestre que disse: "Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão nem a traça consome" (Lucas 12.33)? O problema do nosso fundamentalismo é que somos fundamentalistas em alguns textos; em outros somos bem liberais... Toda a Igreja que prega a obrigatoriedade dos dízimos e ofertas para os seus membros tem a obrigatoriedade de possuirem em seus quadros um programa de ação social, visto que, no próprio Antigo Testamento se havia o Dízimo do Pobre, o dia do Perdão (não faz sentido falar de uma coisa sem falar a outra), entre outras medidas de ajuda aos c

Será covardia?

P orque temos tanta facilidade em contrariar o evangelho do que temos em contrariar os homens? É porque temos medo de não sermos aceitos. É porque sentimos a necessidade da aprovação alheia.
A cada dia há a necessidade de ficarmos mais atentos ao que o m undo nos ensina, visto que , "a vida não consiste na abu ndância de bens que se possui " (Lu cas 12.15)

Superando a Dor II

Não creio em coincidências. Poucos dias depois que terminei de escrever e publicar o meu texto neste blog: "Como superar a dor emocional?", encontrei um folheto da I Igreja Batista de João Pessoa, do amado pastor Estevam Fernandes, datado de 18 de julho de 2010, no qual o mesmo escreve o texto "Superando a Dor", o qual transcrevo aqui como complemento ao meu, por sua beleza e mensagem. "Para que servem as lágrimas? Certamente que elas não caem em vão! Serão sempre sementes de vida. Elas não só molham o rosto, mas também nutrem a alma. Chorar é estar vivo. É expressão de sentimento, e não atestado de fraqueza. Só os vivos lamentam, caem, levantam-se e andam de novo. Os mortos não choram. Sendo assim, acredito que Deus, às vezes, permite-nos as lágrimas para nos lembrarmos de que ainda estamos vivos. Ao vivenciarem situações amargas, tais como um luto inesperado, decepções amorosas, perdas materiais significativas e muitas outras experiências adversas, alguma
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A escolha dos amigos, segundo Sêneca

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" D eve-se ter uma cuidadosa escolha dos homens, para sabermos quais são dignos de que lhe consagremos uma parte de nossa vida ou se é proveitoso que com eles percamos tempo, pois alguns nos imputam como dever aquilo que voluntariamente lhes concedemos. Atenodoro diza que nem sequer iria jantar com alguém que pensasse que não lhe devia nada por isso. Penso que compreendes que muito menos iria a casa daqueles que igualam os jantares aos deveres dos amigos, os que contam os pratos pelas dádivas, como se a falta de moderação fosse uma honra aos outros. Aliás, tire-lhes as testemunhas e os espectadores que não se deleitaram com um banquete secreto. nada, pois, é mais proveitoso a uma alma do que uma amizade fiel e doce. Quão bom é encontrar corações preparados para guardar todo o segredo. Tu temes menos a consciência deles que a tua própria. A conversa deles alivia a solidão. As sentenças deles se tornam conselhos. O seu gracejo dissipa a tristeza, a própria presença deleita! Tanto qu

O cristianismo de Tolstoi (3)

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Continuo, nesta oportunidade, postando um pouco do que ensinou Tolstoi, em sua obra "O Reino de Deus está vem vós", editado no Brasil pela Editora Rosa dos Tempos. Vimos, na postagem anterior , que Tolstoi defende o princípio da não resistência ao mal com violência como sendo um preceito obrigatório para todos os cristãos. Segundo nosso autor, nenhum pensador ou teólogo o contradisse de forma condizente. Ele agrupou em seu livro cinco objeções ao seu pensamento, que citamos a seguir: 1ª objeção) A violência não está em contradição com a doutrina de Cristo. Tanto é que, o Antigo Testamento, e alguma passagens do Novo, como a expulsão dos mercadores do templo, por exemplo, apoiam, segundo os tais, a idéia de que Cristo não poderia ser contra a violência. Tolstoi considerou tão ridículo este argumento que nem se deu ao trabalho de refutá-lo, esta que é a verdade. 2ª) Por causa dos malfeitores, é preciso manter a força para proteger os bons. Ele cita o grande bispo e orador Joã

O cristianismo de Tolstoi (2)

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(a postagem anterior pode ser lida aqui ). TESE 1: A doutrina da não resistência ao mal com a violência tem sido ensinada pela minoria dos homens desde a origem do cristianismo. Uma das teses do livro "O Reino de Deus está em vós" é a esboçada acima. Logo no primeiro capítulo de sua obra, Toltoi demonstra que a doutrina da não resistência ao mal com violência, considerada por ele uma doutrina autenticamente cristã, tem sido ensinada pela minoria dos homens em dois mil anos de cristianismo. Chega mesmo a afirmar em outro momento que nós mal sabemos ainda viver e entender o cristianismo (vivacidade, lucidez ou arrogância do nosso escritor?). Dialogou com diversos grupos de pessoas que sustentavam o mesmo princípio da não reação ao mal com a violência, como os quakers, vários defensores do movimento dos direitos civis nos EUA, vários intelectuais, menonitas, entre muitos outros. Mas que, de modo geral, o cristianismo de "mera aparência" abençoou os governos e governado

O cristianismo de Tolstoi (1)

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Eis que surge em minhas mãos a obra "O Reino de Deus está em Vós", de Leon Tolstoi. Para quem não sabe, este russo, que viveu no final do século XIX, foi um dos maiores escritores de seu tempo, com obras como "Anna Karenina" e "Guerra e Paz". Entretanto, em determinado momento de sua vida, chegou a um momento de iluminação tal que entendeu a si mesmo como um seguidor de Cristo. Não demorou, e começou a traduzir o cristianismo de acordo com sua própria visão, um tanto quanto radical, dirão alguns. Ele, a exemplo de um bom protestante liberal, porém, nada burguês, desacreditou de todos os milagres descritos nas Escrituras, bem como desacreditou toda e qualquer organização eclesiástica, chamando-as inclusive de anti-cristãs, principalmente a Igreja Ortodoxa Russa. E quem acha que ele era um bom comunista (pois estas críticas têm cheiro de esquerdismo), caiu do cavalo, pois, Tolstoi, ao que parece, detestava o socialismo/comunismo, profetizando, inclusive, que

Vigiai

A cada dia há a necessidade de ficarmos ainda mais atentos ao que o mundo nos ensina, visto que, a vida do homem não consiste na abundância dos bens que ele possui" (Lucas 12.15)

Quando Satanás não cala o crente com a timidez, tenta destruí-lo com a presunção espiritual

Palestra proferida pelo Bispo Ildo Mello no Congresso Internacional Metodista de Evangelização, compartihando testemunhos sobre como, a princípio, enfrentou a timidez para começar a pregar e, depois, a arrogância quando começou a se sentir mais espiritual e agraciado que os demais irmãos. Quando Satanás não cala o crente com a timidez, tenta destruí-lo com a presunção espiritual. Santidade é vital para a vida do crente e a obra de evangelização, mas devemos cuidar para não nos tornarmos legalistas, sentido-nos superiores...

Ainda sobre a matéria da Época

Ah, ah! Não posso deixar de dar o meu palpite também!!! Duas coisas: Primeiro, que os novos evangélicos citados não são tão novos assim... Na verdade, são até mais velhos do que os "outros" evangélicos combatidos... Segundo. Uma coisa que eu me perguntei. Qual o interesse da revista em fazer uma reportagem destas? Aí, me veio a seguinte reflexão... Os "novos" reformadores citados não possuem grandes meios de comunicação, nem muito poder político... Entretanto, os "velhos" evangélicos (que na verdade são mais novos do que os anteriores) possuem muitos meios de comunicação em massa, estão na TV, nas rádios, na imprensa escrita, etc... Então, estes meios de comunicação pegam o pessoam do "outro time", pois os daquele time já eram... Tipo a rede Globo elogiando os evangélicos, pois "os outros" já são concorrentes diretos, estão por outras bandas, enfim... Pois é... Ninguém dá ponto sem nó, enfim...

Comentário de Caio Fábio à matéria da Revista Época

Conforme já disse certa vez o Ariovaldo Ramos, eu também não tenho o "tamanho" do Rev. Caio Fábio (e, muito menos, o do Ari, rsrsr). Na verdade, cresci ouvindo, vendo e lendo, tanto um quanto o outro. Mas uma coisa eu confesso, com todo o acatamento e respeito. Não entendi ainda a proposta do novo Caio Fábio. Objetivamente falando, o que faz dele alguém que não seja como os demais pastores citados na entrevista da Revista Época. Confesso sinceramente que não entendi. Entendo quando Caio diz "novos reclamões". E que na verdade não são tão novos assim, e que combatem algo no meio evangélico que também não é tão novo assim. Mas acho que precisam reclamar mesmo, mostrar que há uma face do cristianismo evangélico que não é igual ao dos neopentecostais. E homens como Dom Robinson, Ed Rene, Ricardo Agreste, em minha humilde opinião, vivem uma vida diferente do tipo de cristianismo que eles combatem. Por exemplo, a Igreja Batista de Água Branca, do Ed Rene. Nunca estive lá.

Comentário de Caio Fábio à matéria da Revista Época

Jesus, modelo e fonte da santidade

Jesus, Modelo e Fonte Da Santidade

Como superar a dor emocional?

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Q uando uma grande dor se abate sobre nós, a tendência é querer ficar paralisado, deixar de lado o papel de protagonista da própria vida e passar a exercer apenas a função de expectador da nossa história. É comum iniciarmos uma espécie de “flashback” sem fim de acontecimentos que nos feriram. Uma espécie de nostalgia masoquista toma conta de nós. Elaboramos com cuidado, uma “árvore genealógica do nosso sofrimento”. Neste processo, é também bastante comum, começarmos a construir um túnel do tempo imaginário, no qual é possível uma viagem a algum ponto do nosso passado, aonde podemos fazer escolhas diferentes. Quando entramos nesse ciclo emocional vicioso, o nosso tempo emocional pára nos acontecimentos dolorosos e simplesmente recusa-se a andar. Até mesmo o ar à nossa volta parece ficar mais pesado e haver uma certa tristeza e melancolia espalhadas por toda a parte. Não são mais as flores do caminho que chamam a nossa atenção, e sim os espinhos, pragas e pestes do mundo. No coraç