Toda a Reforma em apenas dois versículos

John Huss

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso pela fé, a esta graça, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus” (Romanos 5.1-2).

Somente a fé (sola fides): “justificados, pois, mediante a fé”. O homem é declarado justo pela fé, por colocar sua confiança em Cristo e na obra sacrifical na cruz. Se não fosse declarado justo, como teria paz com Deus?

Somente Cristo (solus Christus): “temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Afirma-se que em ninguém mais há salvação, que não seja em Jesus. Veja que não se trata de um caminho direto para Deus, mas sim realizado pelo Único intermediador. Ele, Jesus, é o Autor de uma nova e eterna aliança!

Somente a graça (sola gratia): “por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso pela fé, a esta graça. A salvação não é mérito humano, caso contrário, não seria graça. É presente. A fé é o meio, o instrumento, a mão que agarra essa bendita graça.

Somente a Deus glória (soli Deo Gloriae): “e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus”. A salvação e tudo o mais é para a glória de Deus. Alguém que crê verdadeiramente em todos os princípios anteriores agora vive para glorificar ao Senhor.

Poderíamos até dizer "Sola Scriptura", tendo em vista que estes princípios estão todos contidos nas Escrituras Sagradas. A Bíblia contem todas as coisas necessárias para a salvação e um proceder digno. O assunto principal de toda a Bíblia é Jesus, e é o que interessa ao cristão.


Versículos que fundamentam a reforma
Pixabay

Comentários

Mais vistas do mês

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

A impressionante biografia de William MacDonald

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"