O amor pode aumentar

"E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção" (Filipenses 1.9).




Paulo, de dentro de suas cadeias, ora para que o amor de seus discípulos pudesse aumentar.

Geralmente, queremos que aumente o número de membros de nossas igrejas, ou o valor arrecadado, ou o nosso próprio sucesso pessoal.

Paulo, contrariamente, ora para que aumente o amor.

Isto porque ele sabia que o amor é essência de Deus. Que é o mais importante de todos os dons, que é tudo o que sobrará no final (1 Corintios 13).

Jesus também disse que, sem amor, não seríamos reconhecidos como discípulos seus, pois esta é a verdadeira marca do cristão.

A qualidade de nossa espiritualidade não é medida pelo número de orações que fazemos todos os dias, nem pela quantidade de tempo que lemos as Escrituras, ainda que sejam ações importantíssimas; mas sim, é medida pelo nosso amor.

Entretanto, cumpre ressaltar que não é um amor meramente sentimental, emocional. É um amor que, segundo Paulo, deve aumentar em "pleno conhecimento e percepção".

Conhecimento d'Aquele que é a fonte de todo o conhecimento. Conhecimento abundante. Conhecimento adquirido pela nossa própria relação com Deus.

Percepção é aquela intuição que adquirimos como resultado de tal conhecimento, a ponto de termos a sabedoria de aplicar ao caso concreto aquilo que recebemos de Deus e de sua santa Palavra.

É assim que deve crescer o nosso amor de uns para com os outros.

Se o amor pode crescer, esforcemo-nos pois, para que cresçamos em amor.

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"