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Mostrando postagens de junho, 2009
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MARASCHIN: 1929-2009 Jaci Maraschin nasceu no dia 12 de dezembro de 1929 em Bagé, RS. Estudou regência musical e o pré-teológico no Instituto José Manuel da Conceição, em Jandira, São Paulo. Em 1951 ingressou no Seminário Teológico de Porto Alegre tendo concluído o curso de teologia em 30 de novembro de 1953, data de sua ordenação diaconal.E, em 2 de agosto de 1954, seria ordenado ao presbiterado. Cursou Filosofia (bacharelado e licenciatura), USP, SP e Teologia (bacharelado - Porto Alegre, mestrado - Nova Iorque, e doutorado - Estrasburgo). Algumas das obras publicadas: MÚSICA: O novo canto da terra; A celebração da Vida; Brazilian Songs of Worship; A canção do Senhor em terra brasileira; TEOLOGIA: O espelho e a transparência; Igreja a gente vive; e A beleza da Santidade. POEMAS: Rastro de São Mateus. Foi membro da Comissão de Liturgia e Música da 7ª Assembléia Geral do Conselho Mundial de Igrejas, Canberra, Austrália, 1991. E, diversas traduções. Foi co-fundador do Instituto Ecumênic
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MARASCHIN: 1929-2009 Jaci Maraschin nasceu no dia 12 de dezembro de 1929 em Bagé, RS. Estudou regência musical e o pré-teológico no Instituto José Manuel da Conceição, em Jandira, São Paulo. Em 1951 ingressou no Seminário Teológico de Porto Alegre tendo concluído o curso de teologia em 30 de novembro de 1953, data de sua ordenação diaconal.E, em 2 de agosto de 1954, seria ordenado ao presbiterado. Cursou Filosofia (bacharelado e licenciatura), USP, SP e Teologia (bacharelado - Porto Alegre, mestrado - Nova Iorque, e doutorado - Estrasburgo). Algumas das obras publicadas: MÚSICA: O novo canto da terra; A celebração da Vida; Brazilian Songs of Worship; A canção do Senhor em terra brasileira; TEOLOGIA: O espelho e a transparência; Igreja a gente vive; e A beleza da Santidade. POEMAS: Rastro de São Mateus. Foi membro da Comissão de Liturgia e Música da 7ª Assembléia Geral do Conselho Mundial de Igrejas, Canberra, Austrália, 1991. E, diversas traduções. Foi co-fundador do Instituto Ecumênic
SOBRE A VONTADE DE DEUS "Esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade..." (I Tessalonicenses 4.3). A vontade de Deus é a nossa santificação, neste versículo, em oposição à prostituição. Prostituição, neste contexto, é muito mais do que apenas vender o corpo para dar satisfação sexual a alguém, mas é toda a rede de relações sexuais que contrariam o propósito de Deus em nossa vidas. O padrão bíblico para a sexualidade é que ela seja realizada somente com o cônjuge, ou seja, no abençoado leito sem mácula de que nos falam as Escrituras. Mas a prostituição não fica somente no campo dos atos sexualmente ilícitos, mas em toda uma rede de intenções depravadas que fazem parte de nossa rede social. O culto a Eros vive em pleno reavivamente, e, a exploração da sexualidade humana continua a todo vapor. Talvez a exposição e exploração do corpo humano nunca tenha sido tão grande para qu
SOBRE A VONTADE DE DEUS "E não conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus" (Romanos 12.2). Falamos na postagem anterior sobre o cumprir da vontade de Deus, e o quanto ela significava para Jesus, a ponto dele chamar o cumprimento de tal vontade de verdadeira comida. Continuemos nossa meditação. O Apóstolo Paulo teceu considerações importantes dos efeitos do cumprimento de tal vontade, dizendo que ela é "boa, perfeita e agradável". A primeira dica do apóstolo acerca do cumprimento de tal vontade é uma "ação negativa", qual seja, a de "não se conformar com este mundo". Envolve o aspecto da renúncia que faz parte do discipulado cristão. Todo o sistema e toda a sociedade, para o cristão, deve ser avaliada á luz da Palavra de Cristo e dos seus apóstolos. O cristão não deve se associar ao conjunto de idéias do mundo que contrariam frontalmente o
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VERDADEIRA COMIDA "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou..." (João 4.34). Comida é essencial para a vida, a primeira das necessidades. Jesus comparou tal coisa essencial com o "fazer a vontade de Deus". Para Jesus, fazer a vontade do Pai era algo tão essencial quanto comer. Quem não come anda faminto. Quem não faz a vontade de Deus também vive com fome, alimentando-se de muitas coisas que não satisfazem. Comida é aquilo que nos alimenta, que nos sustenta. Para Jesus, fazer a vontade do Pai era verdadeiro alimento, verdadeiro sustento e fonte de satisfação. Meu amigo presbítero Jafé um dia pregou que, quem faz a vontade de Deus é feliz, é pleno. Quem esta alimentado, está satisfeito, bem como quem faz a vontade de Deus. No fazer a vontade de Deus há verdadeira alimentação, verdadeira satisfação, verdadeira alegria e contentamento. Fazer a vontade de Deus, portanto, é uma necessidade. Mas também é uma fonte de prazer e satisfação. Quem experimenta des

Ecumenismo, Igreja Católica e Protestantismo

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Na foto, reunião do MOFIC, realizado na Catedral Ortodoxa Antioquina, estando presentes representantes da Igreja Ortodoxa Antioquina, Armênia, Igreja Episcopal do Brasil, Presbiteriana Unida, Metodista do Brasil, e Igreja Católica Apostólica Romana. É comum, no meio evangélico, ouvirmos falar que o ecumenismo é uma forma da Igreja Católica de fazer com que todas as demais igrejas e denominações sejam por ela absorvidas e fiquem todas debaixo da autoridade do Papa juntamente com seus bispos. Daí, podemos nos fazer o seguinte questionamento: Serve o ecumenismo para tal fim? Seria o ecumenismo um trama da Igreja Católica para fazer com que todos os demais cristãos fiquem submetidos à autoridade do Papa, ou seja, que todos se tornem católicos romanos? Esta não é uma pergunta muito fácil de ser respondida, por diversas razões, entre elas, a que passamos a expor a seguir. A Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) mudou muito no seu trato em relação a outros cristãos a partir do Concílio Vat
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Quando Deus é removido, sempre colocam algo no lugar para ser adorado. A essência da idolatria é colocar algo condicionado, temporal, e relativo como se fosse objeto de devoção última, incondicionada. Mas o problema dos ídolos, é que eles são muitíssimo mais exigentes, e minam a própria alma dos que os seguem. Além do que, destroem os que não se curvam perante eles. Fonte da foto: http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2008/09/02/article-1051871-052905DB0000044D-950_468x693.jpg

As trevas da ortodoxia e a luz da tradição.

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"Deixai vir a mim as criançinhas, não lhas impeçais." "Saulo, Saulo porque me persegues?" "O que fizestes a estes teus irmãos mais pequeninos foi a mim que o fizestes." "E perguntou-lhe o Senhor: onde esta teu irmão? E Caim replicou: que sei eu de meu irmão?" Carta aberta aos que se intitulam "Católicos e ortodoxos" Por: Católico ortodoxo indignado. É amigo Seino, acabei de assistir o vídeo postado por ti. É necessário ter entranhas para ve-lo. E mais necessário ainda ter força e coragem para continuar sendo Cristão. Entretanto a graça daquele Pai cheio de Luz sustenta nossa esperança. Assim olhamos para o calvário, contemplamos aquela rude cruz, fitamos o vulto ali pendente e não desanimamos. Todavia quando nos deparamos com a insensibilidade de certos 'cristãos' que se pavoneiam de sua ortodoxia, enquanto tripudiam dos sofrimentos alheios, pelo simples fato de fechar os olhos para eles e ignora-los. Não