Recomendação de leitura



Olá, amigos.

Quero indicar um livro que já está bastante tempo no mercado editorial evangélico, mas que talvez, nem sempre tenha recebido a devida atenção. É a "Introdução ao Novo Testamento", editado pela Vida Nova, de D. A. Carson, Douglas J Moo e Leon Morris.

O que me chama a atenção nesta obra é que ela não vai totalmente na onda da moderna crítica literária que tende a "desmontar" completamente todos os aspectos da tradição que se ergueram em pról de uma visão mais tradicional da formação do cânon bíblico (questões de autoria, data, etc). Ou seja, em minha opinião, é uma respeitosa obra que defende pontos de vista tradicionais do cristianismo (indo, portanto, de encontro a todas as ortodoxias, seja católica, ou seja protestante), de forma inteligente e ponderável (por exemplo, a obra defende a autoria paulina de todas as epístola que se encontram no N.T. com bons argumentos). Há também um capítulo desta obra, em que, no meu sentir, procura refutar de forma bastante inteligente aquela idéia de que era relativamente comum atribuir determinados escritos a outros autores que não os mencionados (não que ele negue que isso ocorria, mas nega que, para os cristãos ortodoxos, isto fosse uma prática completamente natural).

Enfim, é uma obra sofisticada, inteligente, e que defende pontos de vista tradicionais da formação e autoria dos documentos que foram o cânon neotestamentário, além de ser também uma leitura bastante agradável.

Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"