A intenção do coração

“Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém, o Senhor olha para o coração...” (1 Samuel 16.7).

Segundo o profeta Samuel, o nosso interior, diante de Deus, é muito mais importante e relevante do que o exterior. O evangelista Mateus nos diz que Cristo ensinou que felizes eram os puros de coração. O apóstolo Paulo nos ensinou que, quer seja comendo, quer bebendo, seja fazendo qualquer outra coisa, que o seja para a glória de Deus. Jesus, quando esteve sobre a face da terra, disse aos fariseus que eles deveriam limpar primeiro o interior do copo e do prato, do que o exterior.

Por isso, ao meditar nestas e em tantas outras passagens bíblicas, convido a você que juntos aceitemos o desafio de fazermos uma auto-análise de nossas intenções na presença do Senhor. 

Qual tem sido a nossa intenção ao fazer o que fazemos? Amor? Egoísmo? Disputa? Avareza? Vontade de aparecer? Uma mistura de tudo isso? Pois pecados não são meros atos exteriores como não roubar, não matar, etc; mas também aquelas coisas aparentemente boas, mas não feitas com boa intenção, conforme podemos aprender largamente no Sermão do Monte, como orar, jejuar e dar esmolas para aparecer.

Mas como purificar o nosso coração das más intenções?

É preciso fazer um auto-exame do nosso interior. 

Isso deve ser feito em oração e consagração na presença do Senhor, pois isto é dom de Deus.

Não é preciso ter pressa.

Quanto mais se precipita, maior a chance de errar.

Você pode perguntar antes: isto que eu estou fazendo, é para a glória de Deus? Ele será exaltado? Estou sentindo amor? Raiva?

Isso é fazer uma avaliação dos nossos próprios sentimentos.

Lembra-se do fruto do Espírito? Ali estão uma série de características que bem descrevem o interior de alguém que vive pelo Espírito.

É bem verdade que é bem difícil ter um coração totalmente puro. Certo filósofo disse que ter o coração puro é desejar somente a Deus. Porém, outro disse que em todos os nossos atos nesta vida sempre haverá um pouco de vaidade.

É possível concordar com ambos!

Enfim.

O importante é que nossa intenção principal seja viver para Deus. 

Tenha sempre certeza que seu ato objetivamente considerado é nobre.

Depois, certifique-se que interiormente, você está com a intenção correta.

E ore sempre. 

Sempre precisamos pedir perdão, possivelmente, mesmo quando fazemos coisas boas.

Ele será misericordioso para nos perdoar e nos ajudar a nos transformarmos de glória em glória, pois o Pai é quem tem o principal interesse de nos amoldar à imagem do Cristo a fim de que este seja o primogênito entre muitos irmãos.

Que Deus te abençoe!



Comentários

Mais vistas do mês

Toda a Reforma em apenas dois versículos

Uma reflexão acerca do Salmo 128

Quem não dá o dízimo vai para o inferno?

A triste história do rei Asa

Ananias, o discípulo que batizou Paulo

A impressionante biografia de William MacDonald

José do Egito - um exemplo de superação

A Conversão de Zaqueu (Lc 19)

Uma comparação entre Zacarias e a Virgem Maria

Os "logismoi"